O BURACO FOI BEM MAIS EMBAIXO

O doutorado na Hochschule für Musik Carl Maria von Weber in Dresden tem duração de 6 semestres, mas no Promotionsordnung (estatuto do doutorado) diz que é possível ser doutorando externo após seis semestres. Consegui prorrogar dois semestres, mas mesmo assim não recebi autorização para submeter a tese. A bolsa do DAAD acabou em 2018 e fiquei sem submeter a tese. Extramatriculado não consegui contrato de trabalho em nenhum local, e fiquei sob pressão do setor de estrangeiros que me infernizava exigindo comprovante de renda. Eu aplicava candidaturas para trabalhar, fazia entrevistas e quando os empregadores pediam a carteira de estudante, eu mostrava uma carta que o diretor da comissao enviou para o Ausländerbehörde (autoridade de estrangeiros) informando que eu estava na fase de conclusão. Em 5 de fevereiro, um empregador disse que o papel não valia e havia uma colisao burocrática. No mesmo dia eu fui resolver o problema no Ausländerbehörde (autoridade de estrangeiros) e eles me mandaram vazar da Alemanha. Eles prenderam meu passaporte cortaram o meu visto 3 meses antes do vencimento porque eu estava extraimatrikulado e a grana já estava esgotando. Foram cruéis comigo na reta final. Submeti a tese em março, viajei para o Brasil no dia seguinte, voltei para defender. Em Dresden eu perdi os direitos de ficar 18 meses na Alemanha buscando trabalho na minha área com permissão para trabalhar em Minijobs em outras areas. Conheço doutorandos que estão extramatriculados em outros Estados, mas o Ausländerbehörde nao encrencou. Enfim, o importante é que eu defendi a tese e BOLA PRÁ FRENTE. O Advogado de emigração me falou que posso ficar 6 meses na Alemanha procurando trabalho, mas terei que comprovar renda ou ter alguem que se responsabilize por mim. Eu fiz uma vaquinha online (visto para procurar trabalho na Alemanha) e estou tentando arrumar contrato de trabalho na minha área até meados de agosto. Eu não fui o unico quem levou uma rasteira do Ausländerbehörde do dia para noite. Outros estrangeiros tambem levaram por diversos motivos. Tenho que PENSAR PRA FRENTE. Posso orientar outros calouros evitar enfrentar o que enfrentei. Na porrada aprendemos ser ESPERTOS. O advogado de emigração me falou em fevereiro: As Leis na Alemanha são interpretadas de acordo com cada Estado. Se você tiver o visto negado num Estado, poderá ser aceito em outro. Aqui apresento duas fotos históricas.
Dia 5 de março de 2019 meu orientador liberou submeter a tese, dia 6 imprimi, dia 7 submeti, dia 8 viajei para o Brasil, porque 10 de março era o prazo para sair da Alemanha. Dia 29 de maio regressei como turista, em 12 de junho fiz a prova Rigorosum, dia 24 defendi a tese heroicamente. Em agosto daquele mesmo ano dei entrada em outro visto, regressei aos estudos de língua alema (níveis C1 e C2) com visto de línguas, veio a pandemia e me deram Fiktionsbescheinigung sem permissao para trabalhar. Em outubro de 2020 me matriculei no bacharelado em Engenharia Elétrica e recebi um visto de estudante. Continuo aplicando para contratos de pesquisador na Musicologia, área que concluí o doutorado. Verás que um filho teu NÃO foge à luta.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.