Mãos Abençoadoras

Minha memória involuntária relembrou as seções de Fisioterapia que fui submetido para recuperar os movimentos do braço após o acidente no natal de 2014. Recordei que a primeira fisioterapeuta no hospital era uma mulher de uns 60 anos e baixinha. Ela tinha calor nas mãos e amorosidade hospitaleira no toque. Cada vez que ela tocava em mim e estimulava-me a exercer movimentos, eu me sentia repotencializado e rejuvenescido step by step. Eu percebo isto nas enfermeiras...algumas possuem entidades afetivas nas mãos. Me lembro daquela narrativa que conta a sofrida história de uma mulher que sofria de uma hemorragia há mais de 20 anos e foi curada quando tocou nas vestes de Jesus...coisa de química.. Me lembro que na minha infância eu tinha hemorragia no nariz. Pontualmente na hora incerta, o sangue jorrava de minhas narinas em grandes proporções. Me lembro que num domingo de tardinha a hemorragia atacou forte e nao parava de jeito nenhum. Minha mãe chamou o saudoso irmão João Rodrigues que era um homem baixinho que nao sabia ler nem escrever, mas tinha uma voz mansa e acolhedora. Ele se aproximou de mim mansamente, botou a mão calorosa sobre minha testa e fez uma oração. Quando ele falou amém, o sangue já havia travado..ele falou-me: fica calmo, pois a hemorragia já está sobre controle. Me lembro que há alguns anos andei transando com uma enfermeira...Ela andava longe de ser bonita, mas quando tocava em mim, me desmontava todo. Muita Energia nas mãos. Percebo isto tambem na arte da culinária, pois o cozinheiro é o Mestre do Kamasutra da Boca. Me lembro que quando eu lecionava na Escola Municipal Conde de Agrolono no bairro da Penha-Rio de Janeiro (2013) eu almocei em varios locais nas rendondezas. Eu sempre ficava curioso porque na esquina da rua havia um restaurante super simples (pé sujo), mas sempre estava super lotado na hora do almoço; ficava gente em pé esperando. Num belo dia eu resolvi experimentar a comida daquele lugarzinho sem vergonha. Provei e nunca mais quis almoçar em outro local; queria somente naquele. A cozinheira era uma coroa que ficava escondida; o marido atendia sozinho todos os clientes, comida absurdamente gostosa. O nome disso? Química nas mãos na hora de sexualizar os temperos e afins comestíveis. O Reverendo Edson Fernando (Igreja Cristã de Ipanema) foi convidado para dar uma palestra num Campus de Enfermagem e lá ele discursou sobre o Ministério do Cuidado. Faz uns 15 anos ou mais. Enfermeiras, cozinheiras, pianistas, prostitutas, fisioterapeutas e outros profissionais costumam ser experts na arte do toque. Cuidado pela arte do tocar.. Bem Aventurado é aquele que ao ser tocado diz para si mesmo e para os demais: de ti saiu virtudes pois de mim fluirão rios de águas vivas.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.