Memórias da infância

O que eu faria se eu pudesse voltar no tempo? Eu pegaria uma marreta e derrubaria o gradil da casa em que eu morava entre 1987 e 1995 na antiga rua 9 em Rurópolis. Quando nos mudamos para aquela rua, NENHUMA casa tinha gradil. Me lembro que antes da mudanca, meu pai me levou para ajudar construir aquele gradil. Eu e ele trabalhamos umas duas semanas, carregando peso. Meu pai batia os pregos e eu ajudava segurar as tábuas de madeira. Enquanto eu trabalhava levantando aquele gradil (muros da prisao), as demais criancas da rua BRINCAVAM LIVREMENTE. Depois que mudamos, fizeram um "culto de gratidao à Deus repleto de adultos da igreja". Eu e meu irmao no culto enquanto das demais criancas brincavam. O que mais eu faria? Popularizaria a TV de 24 polegadas para todas as criancas da rua assistirem. Outros vizinhos faziam isso. A enfermeira Lúcia, soldado Ney, mae do Magal abriam as casas para as criancas pobres que nao tinham TV assistirem novelas, filmes, jogos. Onde assisti o GP Brasil de fórmula 1 em 1991 e vi a heróica vitória do nosso saudoso Ayrton Senna? na varanda da casa da mae do Magal. Aquela vitória me marcou muito. O que mais eu faria? canalizaria 50% da grana enviada para Missoes Nacionais, Estaduais e Mundiais (grana tercerizada para "Jesus") e organizaria banquetes para as criancas. Doaria carnes de primeira para o URISCO e irmaos dele, doaria carnes de primeira para os meninos Furtados que se alimentavam mal. Mas, eu era um crianca impotente. Eu nao tinha poder de decisao. Derrubar aquele GRADIL seria como derrubar o MURO DE BERLIM. Na outra encarnacao, quero ver as criancas ceiando conosco. Quero a socializacao além do quadrado "igreja". Tenho ASCO daquele passado "trancafiado com Jesus". É possível ser crente em Jesus (bem resolvido na fé), mas sociável com os vizinhos. Porque aquele nosso vizinho que se mudou recentemente decidiu erigir um GRADIL aqui na rua? eles tem MEDO da gente? ou eles tem muito dinheiro escondido? Narrei um passado marcado por Religiao e REPRESSAO.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.