Escapando do chip "generalização" vivendo no exterior

Os alemães não são todos homogêneos. Evitemos generalizar expelindo jargões mecanizados do tipo "alemães são assim e assado". Alemães não agem com chip de seres robotizados. Cantei no coro de uma igreja católica e logo nos primeiros meses, alguns coristas se negavam me cumprimentar. Alguns deixavam CLARO que eu não era bem vindo ali. Eu era o unico afro e estrangeiro no coro. No mesmo coro, haviam pessoas acolhedoras que me convidavam para tomar café, conversar, convidavam para almoco de natal, beber vinho quente na feira de natal. Na hora da missa, o funcionário que servia o pão e vinho na hora da ceia, me perguntava todas as vezes: "você é cristão"? Havia uma fila exclusiva para os coristas que recebiam o pão (corpo de cristo) e o cálice (sangue de Cristo). Eu chegava na frente do tal funcionário e ele fazia a pergunta clássica discretamente. Repetiu a mesma pergunta durante os 3 anos que fiquei ali. O padre da Igreja me tratou super bem quando cheguei. Não existe homogeneidade dentro de uma igreja na Alemanha, que dirá dentro de um país com MILHÕES DE HABITANTES. Há alemaes que nao querem estrangeiros na Alemanha? Há sim. Mas, há brasileiros que não querem outros brasileiros aqui. Outrora, uma brasileira reclamou que "a Alemanha virou povao". Ela gosta de andar toda chic. Eu confrontei o posicionamento dela dizendo: "Se a Alemanha aceitou VOCÊ ESTRANGEIRA, porque nao pode aceitar outros estrangeiros? És contra refugiados e estrangeiros com aparência de pobres?" Se Cabe eu estrangeiro na Alemanha, cabe outros milhoes de estrangeiros aqui, incluindo os "ilegais" (prefiro a expressao irregular. Um ótimo advogado consegue reverter uma pessoa irregular).

1 Comment:

  1. Unknown said...
    Essa é a verdade, como alemã eu posso confirmá-la. Em minha família nem todos são brancos e nem todos são da Alemanha. Muito depende de como vocês se tratam uns aos outros, mesmo da parte da pessoa que é nova em um grupo. Se ele ou ela for visto como simpático, pode quebrar barreiras na mente das pessoas.

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.