O ser humano é EXPLORAÇÃO NA RAÍZ

Assisti um vídeo do Eduardo Bueno sobre as migracoes da Europa e Ásia para o Brasil. Uma empresa privada trouxe milhares de japoneses para o Brasil fazendo propagandas de paraíso. Quando chegaram no Brasil, foram enviados para trabalhar como escravos em canaviais. Alguns conseguiram fugir e conseguiram trabalhar em outras áreas. Quem nao conseguiu fugir, continuou escravizado. Me lembrei da minha infância. Numa tarde um primo meu chegou de páraquedas em Rurópolis trazido do sudeste. Ele e meu pai chegaram imundos de POEIRA em cima de um caminhao. Semanas depois, ele estava trabalhando na lavoura dando duro. Ele vivia mal humorado. Tinha 12 anos e foi criado na metrópole Rio de Janeiro. Nao sei até hoje o que estava acontecendo com ele no sudeste e meu pai assumiu a guarda daquele pré-adolescente. Nao sei o que meu pai falou para ele para convencê-lo sair do Rio de Janeiro rumo a Transamazônica. Fizeram propaganda que na Transamazônica haviam ruas de ouro e ele viveria uma vida boa? Ele chegou e se deu conta que foi trazido para ser força de trabalho trabalhando junto com outros peoes na MATA. No auge da indignacao, ele deu um soco no rosto da minha mae e ela tombou na cozinha e quando meu pai foi contê-lo, ele apontou uma FACA no pescoco do meu pai. Ele foi mandado de volta ao sudeste e NUNCA mais quis contato com nossa família. Tentei entrevistá-lo para saber detalhes (que tipo de propaganda foi feito para convencê-lo viajar para o norte), mas ele quer distância conosco. Eu era apenas uma crianca e agora tenho um olhar de historiador. A escravização gera SEQUÉLAS carregado de ÓDIO em quem foi escravizado. Nao existe cura. Há tratamentos paliativos.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.