Bastidores da Alemanha

Um saudoso pianista brasileiro que viveu na Alemanha nos anos 1970 e 1980, comentou que era difícil conseguir alugar apartamentos com status de estrangeiros. Nos anúncios apareciam: NAO ALUGAMOS PARA ESTRANGEIROS. Atualmente, estes tipos de anúncios nao aparecem, mas nos bastidores, os nativos criam formas de exclusao. Ou seja: as coisas nao mudaram NADA em 2021 ou obedecem à esta máxima: " É preciso que as coisas mudem de lugar para elas PERMANECAM ONDE ESTAO." Um brasileiro me falou ontem: Quando preciso resolver algo sério, eu nao ligo. Eu dou o número de telefone para minha namorada alema ligar e ela resolve dialogando com os nativos na mesma língua mae. Se eu ligar, quando perceberem pelo sotaque sou estrangeiro, as chances diminuem. Ir na autoridade de estrangeiros acompanhado de um alemao nativo, aumentam as chances de sucesso nas aprovacoes de visto. Ir sozinho em situacoes de risco, é correr o risco de ser mandado embora ou ser humilhado por funcionários com poderes ABUSIVOS e interpretacoes árbirtrárias das leis. Há funcionários que ferram a com a vida de uns e acobertam outros. É preciso TER SORTE. Quando fui nas festas de brasileiros, a grande maioria eram ou foram casados com alemaes, ou tinham filhos com alemaes. Isto significa, que a maioria recebeu suporte dos nativos para resolver problemas burocráticos. Os que venceram "sozinhos, solteiros, sem filhos" entra no rol das mínimas excecoes. Me lembro que em Dresden, um músico nordestino muito batalhador conseguiu a tao sonhada cidadania alema, mas nao conseguiu sozinho. Quando conheci ele, ele já morava com uma alema que era apaixonada por ele. Num bate papo com ela, ela me contou: "meu namorado sempre gostou de ir sozinho no Ausländerbehörde para resolver os problemas dele. Ele comprovava tudo certinho, mas quando aplicou para visto permanente, ficaram enrolando ele mais de 2 anos e nao aprovavam o visto. Ele insistia no chip de independente e sacaneavam ele. De saco cheio com aquela enrolacao, decidi ir com ele e botei pressao. Bastou eu ir junto e APROVARAM NA HORA O VISTO PERMANENTE." Posteriormente, ambos se separaram (nao eram casados no papel), mas ela contribuiu muito para ele conquistar a cidadania recentemente através do visto permanente.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.