Ontem eu sentei com a minha ex orientadora de mestrado (Profª Drª Regina Meirelles Santos) para papear em Copa. Papo longo e engraçado e ela falou: "Joe! Ter doutorado, pós doutorado, muita produção científica e afins sem ter sensibilidade, é um saco e um porre. E o mundo está cheio de eruditos pobres de espírito e duros de coração". O meu prof de filosofia no IFCS, Gilvan Fogel, cansa de falar em sala de aula que muita informação, muita erudição, ler muitos livros, etc, não é conhecimento. Se a gente não parar para ruminar e para intensificar com paciência de boa vontade o pouco que nos foi concedido, a sensação de montante se torna híbris, cobiça, vontade de mais e mais e mais ..acumulação desenfreada, excesso de potência. Me lembro que li um texto de um pastor cristão (cara super inteligente), mas logo na primeira página o cara citou uns 10 autores....Li aquele emaranhado de citações e me perguntei: Prá que tantas citações? Cadê a personalidade do autor\escritor? Isso é insegurança ou vontade de exibir erudição??? Enquanto tomava me chopp com a Regina, me lembrei de um colega do IFCS q tb é cristão e quando falei q eu amava escutar o Edson Fernando (abaixo na foto), ele falou: Joe! "O Edson não é um erudito...o Edson é alguém muito simples que vê as coisas com um olhar muito sensível de ternura"...Edson Fala pouco, mas diz muito...fala de coisas complexas de se engolir, mas todo mundo escuta porque ele sempre usa vaselina e KY nas palavras...A gente ouve e sente o bagulho das palavras escorrendo, escorrendo e escorrendo dentro do canal auditivo lubrificoso....Quando a gente nem percebe, a gente já gozou todo...estamos todos gozados e não sabíamos... Num natal onde todo mundo quer falar e\ou escrever sobre Jesus, a gente se depara com a multiplicidade de palavras lançadas como munição ao vento, pois sensibilidade na veia da alma das palavras, é para pouquíssimo dos poucos. Realmente, estou afim e escutar sobre Jesus, e amanhã irei a Igreja Cristã de Ipanema (ICI) na Rua Joana Angélica em Ipanema...As 19h estarei lá...não sei se é o Edson que vai pregar, mas confesso: Estou precisando muito ouvir sobre Jesus poeticamente...Tô na sêca da espiritualidade, mas somente a poesia me sacia neste momento de fome sinistra....Fome de beleza...fome de ternura...Fome de escutar um sermão estruturado no grande estilo que Nietzsche pregava: "Eu só preciso de uma frase ou um pequeno aforismo de algumas linhas para dizer o que muitos usam livro inteiro para dizer e não dizem (pq nao conseguem).rs" Abraços do Joe..

1 Comment:

  1. Roberval Rubens said...
    Prezado Companheiro de fome de beleza, você está de parabéns pelas suas palavras sobre o Edson Fernando, pois eu o conheci no início deste ano no Seminário Teológico Batista do Sul, e sem dúvida, as palavras dele caíram no meu coração como alimento para a minha alma que estava muito sedenta de amor, acolhimento, compaixão e escuta. Hoje, estou servindo a Deus na Igreja Cristã de Ipanema, com muita alegria de poder ser mais uma das ovelhas do pastor Edson. Fique na paz de Cristo. Um grande abraço, Roberval Rubens.

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.