Videira: besteira ou verdadeira?

VIDEIRA: BESTEIRA OU VERDADEIRA?
Por Joeblack (joevex@hotmail.com)

“As pessoas mudam quando se dão conta do potencial que têm para mudar as coisas” (Paulo Coelho).
“Considera bem a medida da tua força e aquilo que excede a tua aptidão” (Horácio).
“Só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e amanhã” (Dalai Lama).

Já freqüentei algumas comunidades que cantavam aquele famoso cântico (VIDEIRA, VIDEIRA, VEDEIRA IÁ...). Daí, faziam filas, trenzinhos, pareciam até o BONDE DO TIGRÃO, melhor, BONDE DE JEOVÁ. Deus criou os homens e os tigres, e outros animais. No jardim do Éden acho que havia o BONDE DE ADÃO. Como a sociedade era machista, era improvável haver o BONDE DA EVA. O homem mandava geral. Se fosse hoje, seria pau a pau (Flamengo x Vasco) com torcida e tudo. Dá-lhe tigrão! Dá-lhe Adão! Dá-lhe mulherão. No século 21, a mulher não é boba. Besteira é pensar que elas são bestas. Elas querem é o poder. Elas podem. Estão com “moral”.
Falando em animais, morei durante minha infância e adolescência no interior do Estado do Pará, lá na Transamazônica. Lá era comum falar sobre onças, escorpiões, cobras, açaí, patoá, abacaba, tacacá, biju de tapioca, índios, etc. Lembrava daquela canção do Legião Urbana (que país é este? Que país é este?). País da diversidade, vários Brasis em um só Brasil. Essa diversidade harmonizava-se com o contexto rural. Daí eu cantava e tocava meu violãozinho nos encontros de jovens. Rolava aquela velha canção: EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA, E MEU PAI É O AGRICULTOR... Velhos tempos que não voltam mais.
Bem, vamos brincar um pouco com um texto muito famoso que é o de João 15. Lá diz: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor...”
Se liguem nas lições que podemos tirar desse texto.
1. Atitude
Versículo 16: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”.
Vida frutífera = fruto do Espírito (Gálatas 5.22-23).
Produtividade significa mostrar atitudes ativas e positivas diariamente em nossas vidas.

Quando colocamos estas atitudes em prática geramos:

* Resultados positivos;
* Relacionamentos positivos;
* Reações positivas;
· Reforço positivo;

(2) Regozijo positivo.
João 15.11: “Tenho dito estas palavras para que a minha alegria seja completa”.
Felicidade é resultado de se fazer aquilo que é correto.

(3) Uso da fonte correta
João 15.1 “Eu sou a videira”.
Filipenses 4.13 “Todas as coisas eu posso naquele que me fortalece”.
Tornamo-nos frutíferos quando lançamos mão da fonte correta.
Quando andamos com Deus, muitas vezes nos sentimos como uma formiga com a força de um elefante.

(4) Visão de proprietário
João 15.1 “Eu sou videira (Jesus = fonte) e meu Pai é o agricultor (proprietário = interesse pessoal, compromisso, conhecimento da posse, habilidade e investimento).

Deus nos possui, de modo que, quando Ele olha para as nossas vidas, as vê não como um observador, mas como um investidor.

(5) Purificação
João 15. 2: “ E todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda prá que dê mais fruto ainda.

Ele sabe que se não cortar a madeira excedente, todos os nossos recursos serão canalizados para a produção de mais madeiras e não produziremos mais frutos.
Ele vai direto ao problema e com a sua dinamite explode apenas as áreas de nossas vidas que não são produtivas.
Ele corta fora aquele “pecado que nos envolve”. (Hebreus 12.1)

(6) Conexão
João 15.4 “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por sim mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim”.
Conecte-se com Deus e tudo irá bem. (Parceria)

7. Resultados do deleitar-se no Senhor
João 15.7: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”.
As nossas necessidades pelas quais pedimos devem estar de acordo com a sua palavra.
Salmo 37.4: “Deleite-se no Senhor e Ele atenderá os desejos do teu coração”.
O deleite vem antes do desejo.
Quando você se deleita em alguém, aprecia fazer as coisas que normalmente não gosta de fazer.

(8) O propósito de nossas vidas
João 15.8: “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”.
Versículo 16: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi”, para irem e darem mais frutos”.
Você somente pode dar fruto para outros quando estiver vivendo uma vida frutífera interiormente.

(9) O fruto da obediência
João 15.10: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor”.
Jesus quer ter uma relação frutífera conosco.

(10) A fórmula para a produtividade
* Permanecer. Versículo 4: “Permaneçam em mim”.
· Receber. Versículo 7: “Pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
· Reproduzir. Versículo 8: “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto”.

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível (São Francisco de Assis). Corra atrás e não desista, pois o “crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento” (C. S. Lewis). “As transformações mentais demoram e não são fáceis. Demandam esforço constante” (Dalai Lama). O Drummond de Andrade disse que “só o lutador é quem sabe lutar consigo mesmo”.
Jesus disse que no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Paulo disse “Tudo podemos naquele que nos fortalece”.
“Fortalece” vem do vocábulo grego “enduamo” que dá a idéia de infundir forças. Quando tomamos posse da força da fé, essa força que vem do alto, transforma o nosso ser, permitindo que nos tornemos mais fortes em nós mesmos. Todos nós somos videiras, temos raízes familiares, troncos religiosos, possuímos galhos que captam influências de todos os lados, possuímos folhas que caem que se renovam. As nossas idéias se renovam, nossos conceitos mudam com o passar do tempo. É preciso, sermos podados na época apropriada para que possamos ter uma vida saudável. Besteira é acharmos que não somos aquilo que somos. Somos videiras, somos vida, isso é verdadeiro. Somos SOMA (somos a soma de tudo o que somos). É preciso honra a essa soma. Dá-lhe honra a quem tem honra. Honre seu potencial.
A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas (Horácio). Nietzsche dizia que “aquilo que não nos destrói, nos fortalece”. Para fortalecermos nosso crescimento e produtividade é preciso investir em 5 áreas: capacitação, relacionamentos, atitude, liderança e dependência de Deus. Que tal a gente se arriscar na vida? Que tal a gente usar a fonte correta para vencermos na vida? Lembre-se daquela cérebre frase de Jesus: “Sem mim nada podeis fazer”.





Joe: um poeta com saudades do meu cabelo black power. Já fui semelhante a uma àrvore frondosa (copa de mangueira), mas foi preciso podar o black para que eu me tornasse escritor. O peso do black impediam a leveza das idéias que vinham do alto.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2007 | Blogger Templates por GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by André Monteiro.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.